Wushu Formas


Kungfu

__

 

Wushu (Kungfu) Formas

Wushu é uma arte marcial milenar chinesa, conhecida popularmente no ocidente por Kung Fu. O Wushu foi desenvolvido pela necessidade de sobrevivência do homem na natureza e nos campos de batalha. Vários estilos surgiram e são amplamente praticados na China e no exterior. Atualmente o Wushu tem um grande valor atlético, pois ajuda na formação física, na formação moral e no desenvolvimento do caráter dos jovens.

 

IMG-20200228-WA0013.jpg
Wushu Moderno

 

  Com o objetivo de se tornar um esporte olímpico, na década de 50 o Wushu sofreu uma reorganização e padronização total, supervisionada por uma comissão de grandes mestres e professores das universidades de Educação Física. Assim o Wushu (Moderno) consiste em movimentos técnicos de vários estilos de Kung Fu. Os movimentos são baseados em princípios de defesa e ataque e buscam um equilíbrio físico e mental.

 

  O Wushu é um esporte muito rico e além de proporcionar vários benefícios físicos como melhora da coordenação motora, da capacidade de respiração, da flexibilidade, da resistência, proporciona também o aprendizado da ética e da etiqueta marcial, o que integra o indivíduo à sociedade.

 

Nosso curso

 

   O programa do Curso de Extensão de Wushu (Kungfu) abrange vários semestres. Em cada semestre, o aluno completará uma programação e avançará para o nível seguinte em que se envolvem exercícios mais exigentes, tais como saltos acrobáticos, formas de mãos livres individuais mais avançadas e formas combinadas de dois atletas. Em níveis avançados os alunos aprenderão também formas individuais com bastão, facão, espada, lança e outras armas.   

  No nível mais alto do Wushu estão as formas de competições para campeonatos internacionais e, em particular, especialmente desenvolvidas para Jogos Olímpicos.

IMG-20200228-WA0015.jpg
IMG-20200228-WA0007.jpg
IMG-20200228-WA0012.jpg
Grade Horária e Programação

 

PERÍODO LETIVO

 

09 de Março - 03 de Julho

 

 

PROGRAMAÇÃO 

  • Primeiro semestre: combinação (zuhe) nº 1 a nº 6 e Forma (Taolu) nº 1 – Changquan
  • Segundo semestre em diante: Formas de 16 e 32 movimentos de mãos, facão, bastão, espada e lança.


GRADE HORÁRIA

 

Turma F - Iniciante

Instrutor: Tiago Amâncio da Silva e Renato Suekichi Kuteken

Horário: segundas e quartas, das 07 às 08h

Vagas: 60

Local: Ginásio da FEF- Tablado (segundas feiras), Faculdade de Educação Física – Quadra Coberta 3-B (Lutas) - Unicamp

 

 

 

Informações

Prof.: Tiago Amâncio da Silva 

Email: t.amancio@gmail.com

 

Período de Inscrições

03 de Março - 30 de Abril

 

Inscrições feitas pelo site da Faculdade de Educação Física da Unicamp: